sábado, 12 de fevereiro de 2011

MATÉRIA ESPECIAL : O CLÁSSICO DE MINAS GERAIS

ESPECIAL : O CLÁSSICO CRUZEIRO VS ATLÉTICO.. DE UM LADO UMA SUPER POTÊNCIA NACIONAL DE TRADIÇÕES E TÍTULOS E HIPER EQUILIBRADA DO OUTRO UM TIME EQUILIBRADO E TAMBÉM OUTRA POTÊNCIA NACIONAL.



CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Sob os olhares da torcida celeste, Raposa e Galo lutam pelos 100%

Confronto na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, terá a presença exclusiva de torcedores do Cruzeiro. Cerca de 18 mil ingressos foram vendidos para o jogo


11/02/2011 16h27 - Atualizado em 11/02/2011 18h04

Goleiro no rachão, Cuca relaciona Roger para o clássico com o Galo

Nome do meia aparece na lista do treinador pela primeira vez no Mineiro 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O técnico Cuca definiu os jogadores do Cruzeiro para o clássico contra o Atlético-MG, neste sábado, na Arena da Jacaré, em Sete Lagoas. A partida será às 17h (de Brasília) e terá apenas a presença da torcida cruzeirense no estádio. A surpresa na lista do comandante celeste ficou por conta do meia Roger, o que mostra que as farpas trocadas entre o jogador e Cuca já foram esquecidas.

A propósito, o treinador roubou a cena no último treinamento preparatório para o clássico, na Toca da Rapoa II. Cuca participou do tradicional 'rachão' como goleiro e foi o responsável pela vitória de seu time. Com boas defesas, o comandante celeste deixou o gramado elogiado pelos jogadores e pela comissão técnica.


Cuca no treino do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Cuca usa luvas de goleiro no treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

Desfalques

O zagueiro Maurício Victorino, que foi apresentado oficialmente na última partida do time celeste, não foi relacionado. O uruguaio ainda espera ter o nome regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Da mesma forma, o atacante André Dias, autor do gol da vitória sobre o Villa Nova, no último domingo, também está de fora. O jogador recupera-se de um estiramento muscular na coxa direita. A previsão para retorno do jogador deverá ser em torno de dez dias.

Veja os jogadores relacionados para o clássico

Goleiros: Fábio e Rafael
Laterais: Rômulo, Pablo e Diego Renan
Zagueiros: Gil, Edcarlos e Léo
Volantes: Henrique e Leandro Guerreiro
Meias: Gilberto, Montillo, Roger, Dudu e Pedro Ken
Atacantes: Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Reis e Wallyson

O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibirá a partida para todo o Brasil. O Globoesporte.com, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanhará todos os detalhes do confronto, a partir das 16h30m.

Montillo no treino do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Montillo quer revanche contra o Atlético-MG
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)

O maior clássico estadual de Minas Gerais promete ser de fortes emoções para as duas torcidas. Apesar de a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, ter apenas a presença dos torcedores cruzeirenses, os olhares de todos estarão voltados para o confronto, que será como uma prova de fogo para as duas equipes. O jogo será realizado às 17h (de Brasília).

Até o momento, Cruzeiro e Atlético-MG estão com 100% de aproveitamento na temporada, com duas vitórias nos dois primeiros jogos do Campeonato Mineiro. Mas os triunfos ocorreram diante de equipes modestas do interior. A Raposa venceu Caldense (3 x 0) e Villa Nova (1 x 0), e o Galo passou por Funorte (2 x 1) e Tupi (4 x 1).

Para o Cruzeiro, os três pontos serão os mais importantes do ano. Além de vencer o rival, o bom resultado ainda dará mais ânimo para a estreia da equipe na Taça Libertadores, na próxima quarta-feira, também em Sete Lagoas. Já o Galo quer a vitória para confirmar a ascensão da equipe sob o comando do técnico Dorival Júnior. A liderança do estadual também está em jogo.

A partida terá a arbitragem de Cleisson Veloso Pereira, que será auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Helbert Costa Andrade. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida, em Tempo Real, a partir das 16h30m.

header o que esta em jogo

Cruzeiro: Além da disputa pela liderança do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro espera vencer o clássico já pensando na estreia da Taça Libertadores, na próxima quarta-feira, diante do Estudiantes, da Argentina, em Sete Lagoas. Todos no clube sabem que uma vitória no clássico dará moral para o time estrear na competição continental.

Atlético-MG: O Galo quer manter os 100% de aproveitamento no Mineiro 2011. Uma vitória atleticana poderá dar a liderança do campeonato ao Atlético-MG, dependendo do resultado de Guarani-MG e Uberaba, que se enfrentarão no domingo. Além disso, o time quer quebrar um tabu de quatro anos sem conseguir vencer o arquirrival duas vezes consecutivas. A última vez que isto aconteceu foi no estadual de 2007, com uma vitória por 3 a 1 na primeira fase e outra por 4 a 0 no primeiro jogo da final.

header as escalações 2

Cruzeiro: O técnico Cuca manterá a mesma equipe que venceu o Villa Nova, na última rodada, em Nova Lima. Com Pablo improvisado na lateral direita, a equipe que começará o clássico será formada por Fábio; Pablo, Léo, Gil e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto e Montillo; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.

Atlético-MG: Dorival Júnior terá que improvisar na lateral, já que Patric e Rafael Cruz estão no departamento médico. No treinamento desta quinta-feira, Jackson foi o escolhido. No lugar de Réver, entrará Leonardo Silva, que fará sua estreia justamente contra o ex-clube. Zé Luís entrará na vaga de Richarlyson. O time provável terá Renan Ribeiro; Jackson, Werley, Leonardo Silva e Leandro; Zé Luís, Serginho, Renan Oliveira e Ricardinho; Diego Tardelli e Magno Alves.

header fique de olho 2

Cruzeiro: O meia Montillo está ansioso para devolver a derrota sofrida no último clássico. Na ocasião, o argentino perdeu um pênalti e viu sua equipe ser derrotada por 4 a 3, em Uberlândia, no Campeonato Brasileiro de 2010. Agora, o camisa 10 celeste não esconde o desejo de vingança contra o rival.

Atlético-MG: Magno Alves começou a temporada a todo vapor. Aos 35 anos, o atacante é um dos artilheiros do Campeonato Mineiro, com três gols, ao lado de Jonatas Obina, do América-TO. O Magnata tem mostrado disposição de iniciante e espera manter a fama de carrasco dos clássicos, construída, principalmente, no Fluminense.

header o que eles disseram

Pablo, lateral do Cruzeiro: 'O Atlético-MG tem grandes jogadores, que podem decidir uma partida. Mas nós também temos um grande time, que já vem jogando junto há algum tempo. Como vou jogar o clássico pela primeira vez como titular, espero estrear com uma vitória'.

Leandro, lateral do Atlético-MG: 'Fico muito feliz de estar completando uma marca como essa. Nada acontece por acaso e chegar a 50 jogos em um clássico, um jogo importante, que mexe com a cidade, é especial. Espero que eu possa ser feliz com uma vitória, ajudando meus companheiros da melhor maneira possível dentro de campo'.

header números e curiosidades

* Foram 251 confrontos pelo Campeonato Mineiro, com 86 vitórias do Cruzeiro, 62 empates e 103 derrotas. O Cruzeiro marcou 272 gols e sofreu 319.

* Os rivais se enfrentaram sete vezes fora de Belo Horizonte, com duas vitórias da Raposa, três empates e duas vitórias do Galo.

* Ao todo, Cruzeiro e Atlético-MG duelaram 449 vezes. O time alvinegro leva a melhor, com 176 vitórias contra 154 da equipe celeste.

header último confronto v2

Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentaram em outubro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. O Galo venceu por 4 a 3, com três gols do atacante Obina, todos ainda no primeiro tempo. O zagueiro Réver ainda marcou mais um, de cabeça. O Cruzeiro descontou com Gilberto e Thiago Ribeiro, que marcou dois gols. A partida foi realizada no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, e contou com a torcida única do Cruzeiro, mandante da partida.


Cuca e Dorival Júnior trocam elogios antes do duelo na Arena do Jacaré


Treinadores de Cruzeiro e Atlético-MG afirmam conhecer detalhes
um do outro para conquistar os três pontos no clássico deste sábado



Montagem - Cuca do Cruzeiro e Dorival Junior do Atlético-MG (Foto: Vipcomm / Divulgação)Cuca e Dorival Júnior trocam elogios antes do
clássico (Foto: Vipcomm / Divulgação)

Eles protagonizaram o mesmo roteiro e caíram nas graças da torcida, justamente por conta dos trabalhos realizados em 2010. Os técnicos Cuca e Dorival Júnior se enfrentarão pela segunda vez no maior clássico de Minas Gerais, mas a rivalidade entre os dois não ultrapassará os limites da Arena do Jacaré. Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentarão neste domingo, às 17h (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Os treinadores são amigos há tempos. Os dois jogaram juntos no Palmeiras e mantêm a amizade desde então. A semelhança no comando dos rivais é muito grande.

Cuca chegou ao Cruzeiro após a eliminação do clube na Taça Libertadores. Na época, a equipe estava apenas na parte intermediária da tabela do Campeonato Brasileiro. Como um autêntico mineiro, Cuca trabalhou sem alarde, motivou a equipe e conseguiu um feito importante: levou a Raposa ao vice-campeonato brasileiro e a uma vaga na Libertadores de 2011.

Dorival Júnior, por sua vez, também não teve vida fácil no Galo. O treinador assumiu o clube com a missão de salvar o badalado time de Vanderlei Luxemburgo do temível rebaixamento à série B do Brasileirão. O objetivo foi alcançado, e o clube se garantiu na primeira divisão quando ainda faltava uma rodada para o fim do torneio.

Com moral

Recentemente, os dois treinadores tiveram problemas disciplinares com seus comandados. Cuca e Roger chegaram a discutir via imprensa sobre o não aproveitamento do jogador como titular do Cruzeiro. Dorival, ainda quando era treinador do Santos, travou uma batalha com Neymar, que culminou com a saída do treinador da equipe paulista.

No primeiro duelo entre os dois à frente de Cruzeiro e Atlético-MG, quem levou a melhor foi Dorival Júnior. O Galo bateu a Raposa por 4 a 3, em Uberlândia, e o triunfo foi fundamental para a permanência da equipe na série A. A derrota complicou a vida do time celeste, que viu o título ficar com o Fluminense, dois pontos à frente.

O cenário para o segundo embate é novamente mais favorável a Cuca. Assim como ano passado, o entrosamento do Cruzeiro é o grande trunfo do treinador paranaense. Além disso, Dorival Júnior não terá à disposição o zagueiro e capitão Réver, além de ter de improvisar o meia Jackson como lateral-direito.

Amizade

Os dois treinadores estão preparados para mais um duelo. A amizade entre os dois faz com que cada um saiba o que esperar do clássico.

- Os times do Dorival são sempre organizados. São equipes com postura. É um homem sério e que cobra muito no dia a dia – destacou Cuca.

- Ele é muito competente. Sempre fez bons trabalhos e montou grandes equipes – disse Dorival Júnior.

Rivalidade à parte, os treinadores não se furtaram a participar da tradicional ‘rasgação de seda’.

- Torço muito por ele, que tem uma carreira muito bonita. Quando uma pessoa muda de profissão, a gente só pode torcer para que ela consiga fazer um bom trabalho – disse Dorival.

Já o comandante celeste não deixou os elogios por menos.

- É difícil encontrar defeitos no trabalho dele. Mesmo se tivesse, eu não falaria, afinal somos amigos. Mas é um grande treinador e já mostrou isso em todos os clubes por onde passou – concluiu

Pré-jogo de Cruzeiro x Atlético-MG – 12/02

Sábado, dia 12/02, tem Cruzeiro x Atlético-MG na Arena do Jacaré, às 17h00!

Próximo jogo - Cruzeiro x Atlético-MG

Pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro x Atlético-MG se enfrentam na Arena do Jacaré em Sete Lagoas. No sábado, uma nova página da história do confronto completa 90 anos. Desde 1921, mais de 400 partidas entre os rivais aconteceram, maioria deles em Belo Horizonte. Pela contagem celeste, são 449 confrontos, com 154 vitórias do time da Toca, 119 empates e 176 do rival.

É até difícil de engolir um clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG que não seja no Mineirão, mas a torcida à favor do time da Toca vai fazer com que a Arena do Jacaré vire um caldeirão! Com a ajuda do Marketing, acredito que será uma festa bem bacana para o torcedor que irá comparecer à Sete Lagoas.

Muitos acham que não há um favorito para esse confronto. No meu ponto de vista, acho que o Cruzeiro leva a melhor. Caso vença, o time estrelado dispara na liderança, torcendo para que o Guarani pelo menos empate contra o Uberaba, no Domigo.

Os técnicos Cuca e Dorival já decidiram os 19 relacionados:

Cruzeiro

Goleiros: Fábio e Rafael
Laterais: Diego Renan, Rômulo e Pablo
Zagueiros: Edcarlos, Gil e Léo
Volantes: Henrique, Leandro Guerreiro e Pedro Ken
Meias: Montillo, Gilberto, Dudu e Roger
Atacantes: Thiago Ribeiro, Wallyson, Wellington Paulista e Reis

Atlético-MG

Goleiros: Renan Ribeiro e Giovanni
Lateral: Leandro
Zagueiros: Werley, Leonardo Silva e Lima
Volantes: Zé Luís, Serginho e Jackson
Meias: Ricardinho, Renan Oliveira, Mancini e Diego Souza
Atacantes: Diego Tardelli, Magno Alves, Neto Berola, Ricardo Bueno, Wesley e Jóbson

“Que vença o melhor, mas eu acho que dá Cruzeiro!”



ATLÉTICO MINEIRO :


Réver e Patric vetados. Leonardo Silva é titular no clássico.

Aender Pereira

Após treinamento ofensivo hoje pela manhã na Cidade do Galo, o técnico Dorival Júnior disponibilizou a relação dos atletas escalados para o clássico de amanhã, dia 12/02/11, às 17hs na Arena do Jacaré em Sete Lagoas.

Os 19 relacionados para o clássico são:

Goleiros: Renan Ribeiro e Giovanni

Lateral: Leandro

Zagueiros: Werley, Leonardo Silva e Lima

Volantes: Zé Luís, Serginho e Jackson

Meias: Ricardinho, Renan Oliveira, Mancini e Diego Souza

Atacantes: Diego Tardelli, Magno Alves, Neto Berola, Ricardo Bueno, Wesley e Jóbson

VETADOS

O zagueiro Réver) se esforçou, dedicou-se à fisioterapia e fez tudo ao seu alcance para se recuperar a tempo do estiramento muscular na panturrilha esquerda, na partida do último domingo contra o Tupi, no entanto, não foi liberado para atuar no clássico. Valeu a dedicação do jogador. De um guerreiro como Réver não se esperava o contrário.

O lateral-direito Patric também foi vetado para o confronto deste sábado, contra o maior rival, às 17h, em Sete Lagoas, por ainda sentir dores de uma entorse sofrida no tornozelo no mesmo jogo.


NOVIDADES

A boa notícia é que a presença de Diego Souza está garantida. O jogador que não vinha sendo relacionado para os jogos do Campeonato Mineiro, por estar realizando trabalhos de aprimoramento da parte física, estará disponível no banco de reservas e à disposição do técnico Dorival Júnior.

Outra novidade é o atacante Jóbson, que foi punido por se atrasar ao treinamento e não foi relacionado no último jogo. Tudo parece estar resolvido e o jogador também figura a lista de Dorival Júnior.

SURPRESA

A grande surpresa é a escalação do zagueiro Leonardo Silva como titular ao lado de Werley. Em coletiva hoje pela manhã no CT de Vespasiano, Dorival Júnior informou a dupla de zaga que enfrentará a Raposa, já que Réver não foi liberado.

Leonardo Silva vai para o jogo com uma motivação a mais, pois, sofreu duras críticas e até mesmo processo trabalhista por parte de seu ex-clube, logo, não há oportunidade melhor de dar a resposta do que dentro das quatro linhas. Contra o Galo quando ainda defendia o time Azul, Leonardo chegou até a marcar de cabeça. Quem sabe dessa vez a história não se inverta e o zagueiro deixe o dele para a alegria da massa alvinegra.

Ricardinho não teme torcida e espera vencer o clássico pela primeira vez

Meia não lamenta os desfalques do time, como Réver, Patric e Richarlyson



Ricardinho Atlético-MG Rodrigo Mancha Prudente (Foto: Ag. Estado)Ricardinho espera vencer o Cruzeiro

O meia Ricardinho, do Atlético-MG, disputará neste sábado, às 17h (de Brasília), seu quarto clássico contra o Cruzeiro. A partida será disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em três jogos realizados com a camisa alvinegra, o meia ainda não conseguiu derrotar o maior rival. Agora, o jogador quer mudar essa história e, para isso, conta com a confiança do elenco.

- Existe uma preparação, um planejamento para nossas partidas. Independentemente de ser um clássico, é um jogo que mexe com a cidade, com as torcidas, e, mesmo só com a torcida do Cruzeiro, a gente se prepara da mesma forma. Então, lógico que tem que se ter tranquilidade e preparo para enfrentar esse jogo.

O Atlético-MG terá três desfalques para a partida: o zagueiro e capitão Réver, o lateral-direito Patric, ambos lesionados, e o volante Richarlyson, suspenso. Ricardinho disse não lamentar a falta desses jogadores, pois o elenco que entrará em campo tem qualidade.

- Tudo é teoria, mas o futebol não vive de teoria, a gente vive a prática. Independentemente dos jogadores que não podem atuar, temos que enaltecer a presença. Neste momento, prefiro enaltecer os jogadores que vão entrar.

Para o experiente meia, o fato de a Arena do Jacaré ter apenas torcedores celestes não desestabilizará o Galo. Segundo Ricardinho, toda partida se define mesmo é dentro das quatro linhas. Além disso, o retrospecto dos clássicos com torcida única não se mostra benéfico para o time mandante. Em 2010, o Atlético-MG mandou o primeiro jogo contra o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, e o time celeste fez 1 a 0. Na partida do segundo turno, em Uberlândia, o Cruzeiro, que tinha o mando de campo, foi derrotado por 4 a 3.

- O que aconteceu ano passado mostra que o jogo se resolve dentro do campo, mesmo com a presença ou não do torcedor. Claro que a gente gostaria de estar com a presença da torcida do Atlético-MG, que é uma torcida participativa. Mas o que decide mesmo é dentro do campo, realizar aquilo tudo que treinou durante a semana.

Mineirão e Independência

Ricardinho, no entanto, lamentou o fato de Belo Horizonte não ter nenhum estádio para os clubes de capital mandarem seus jogos. Mineirão e Independência passam por reformas de modernização.

- Infelizmente, Belo Horizonte não terá estádio para suportar as duas torcidas, e isso é de se lamentar. Com certeza, teríamos um grande público, com as duas torcidas participando. A gente lamenta, porque Belo Horizonte tem duas grandes torcidas e não tem um estádio.









Nenhum comentário:

Postar um comentário