sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Atuando pela primeira vez no Brasil, o atacante Montillo não poderia estar vivendo um momento melhor do que o atual. Além de defender uma das equipes candidatas ao título do Brasileirão, ele tem sido considerado um dos destaques da competição, com gols e belas jogadas. Motivos de sobra para comemorar, principalmente quando ele compara o campeonato brasileiro com as competições argentinas.

- É uma diferença grande. No Brasil, 10, 12 equipes podem ser campeãs. Na Argentina tem o Estudiantes, Velez. Aqui é mais complicado.

Devido à forte concorrência, observa Montillo, não se pode vacilar como fez o Cruzeiro nas duas últimas rodadas. O time comandado pelo técnico Cuca foi derrotado por Grêmio e Atlético-MG, deixando escapar a liderança no Brasileirão.

- Sabemos que dependemos só da gente. Temos que vencer a próxima partida. Ganhar o Brasileirão não é fácil. Na última partida erramos muito. É muito difícil o Cruzeiro levar quatro gols. Temos que jogar melhor porque os jogadores são os mesmos.

A equipe cruzeirense volta a campo neste sábado, quando enfrenta o Grêmio Prudente, às 18h30m (de Brasília), na cidade paulista de Presidente Prudente.

Equilíbrio é uma palavra bastante utilizada pelos jogadores do Cruzeiro quando o assunto é o comportamento que a equipe deve ter nesta reta final do Brasileiro. Na briga pelo título estão concorrentes fortes e um time equilibrado pode tomar a frente na disputa. É assim que pensam os jogadores cruzeirenses e o técnico Cuca.

Assim como aconteceu na competição do ano passado, as equipes que estão na ponta do Brasileirão 2010 têm abusado do direito de tropeçar nesta reta decisiva. O atual líder Fluminense, por exemplo, não vence há cinco rodadas. O Corinthians, que liderou a disputa por um bom tempo, ficou sete rodadas sem derrotar adversários.

O último a derrapar foi o Cruzeiro. Com as duas derrotas seguidas - para Grêmio e Atlético-MG -, os celestes, que eram líderes, foram ultrapassados por adversários diretos. Todos na Toca da Raposa estão cientes de que a perda de pontos é normal nessa etapa da competição.

- A gente é co-líder. Não podemos achar que está tudo errado. Todas as equipes têm seus objetivos. O Fluminense não tropeçou? O Corinthians não tropeçou? Temos é que ter um time equilibrado para conseguirmos recuperar os pontos que perdemos – destaca o técnico Cuca.

A opinião do treinador é compartilhada pelo zagueiro Edcarlos.

- Não tem jogo fácil. Se a gente tiver equilíbrio e errar o menos possível, teremos condições de conquistar o título.

O meia Gilberto lamenta as oportunidades de ampliar a liderança perdidas pelo Cruzeiro.

- Tem momentos no campeonato em que você não pode desperdiçar chances. São alguns erros que a gente comete que, quem quer ser campeão, não pode cometer. Temos um elenco bom, com jogadores de qualidade, mas precisamos diminuir os erros.

Para o experiente jogador, o equilíbrio está no próprio Campeonato Brasileiro.

- O nível técnico do campeonato é muito alto. Acho que apenas o São Paulo em 2006 e o Cruzeiro em 2003 dispararam na liderança. Nos outros campeonatos de pontos corridos, as equipes disputaram o título até as últimas rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário